5 dicas essenciais e nada básicas para fazer um bom marketing de conteúdo

Por - 07:00






Dentro das boas práticas do marketing de conteúdo tudo começa com o planejamento. Estruturar um projeto de marketing de conteúdo de forma clara depende de várias etapas.  

Neste post você vai encontrar 5 dicas que fazem parte da estrutura de planejamento de marketing de conteúdo para ajudar a expandir a sua percepção em relação a este planejamento.

Algo que é extremamente importante de frisar é que os processos se conversam fazem parte de uma relação extremamente orgânica é como se cada uma se encaixasse a outra, por isso muitas vezes você vai estar definindo algo e já separando material para as etapas posteriores. 


1- Onde iremos nos comunicar?

Para isso iremos definir quais serão pontos de contato a serem trabalhados.
Uma forma prática de começar o planejamento é definindo quais pontos de contatos vão ser utilizados dentro do projeto, para facilitar esse processo estude quais são as redes que o seu público mais utiliza, se você estiver começando é interessante analisar mais de perto, experimentando e observando cada rede social para entende suas particularidades para estruturar a escolha e o formato do conteúdo.

2- Como será apresentada a personalidade da marca? 

Toda marca tem sua própria personalidade. Aqui você pode colocar as características da personalidade da sua marca, seja ela engaçada, ou mais séria.
- É importante que isso é definido seguindo o guia da marca que é definido no processo de branding e que colabora no planejamento de marketing de conteúdo para que toda estratégia que permeia o nome da marca seja coerente. - Lembra que mencionei que tudo se conversa dentro do planejamento? Pois bem, é tudo mesmo!

3- Quais são os melhores formatos para comunicar a marca?

Para fazer a comunicação ser percebida, quais formatos serão utilizados no projeto? Vídeo, foto, depoimentos...?
Ter isso definido ajuda o processo de produção ser mais assertivo no momento de preparar os materiais escritos e criativos.

4- Quais cores vou utilizar?

Muitas vezes essa etapa acaba sendo negligenciada dentro do planejamento de marketing de conteúdo, mesmo apresentando um índice de importância alto, que se dá pelo fato de ir acostumando o público com a sua marca. 
As cores ajudam o público a perceber de forma mais rápida que é você quem está publicando, por isso ter consistência nas cores também ajuda na percepção do público e precisa ser contemplado no planejamento.

5- Qual é o meu indicador de sucesso.

As KPIs estão presentes em toda mensuração de marketing, também são contempladas no marketing de conteúdo.
Para você conseguir moldar o seu indicador dentro da sua necessidade reflita: - O que me faria olhar para o meu marketing e ter certeza que ele está funcionando? (Lembre-se de ser crítico com o seu caso nessa definição, para não colocar um indicador que não possa ser alcançado)

Essa reflexão e decisão precisam ser baseadas no que é possível alcançar no momento que a marca está e te ajuda também a entender quais serão os esforços necessários para caminhar na evolução da marca e do marketing de conteúdo.

Espero que tenha gostado das dicas.

Você pode acompanhar mais na trilha #DUOMktConteudo presente no blog e nas redes sociais.

Talvez você goste

0 comentários