O que as marcas ainda não entenderam sobre investir nas redes sociais.

by - 14:44





Antes, somente as grandes empresas utilizavam as redes sociais para interagir com o público, mas hoje o cenário mudou, até as empresas menores já compreenderam a importância de utilizar as ferramentas digitais para criar conteúdo atrativo atrair e impactar o público.

Segundo uma pesquisa realizada pela Tracto, 47% das empresas brasileiras possuem presença digital onde a maioria está em pelo seis redes, mostra a média realizada no período de 2013 e 2015.

Mesmo com presença em tantas redes as grandes marcas ainda possuem baixa audiência e apresentam dificuldades de interagir com o público e essa interação vem se mostrando um dos maiores desafios. Nós brasileiros estamos no rancking dos maiores consumidores de mídia nas redes sociais e mesmo com esta taxa alta de consumo, o país ainda engatinha na hora da interação.

Ainda são pouquíssimas empresas que se preocupam em realizar uma interação eficiente dentro das redes sociais, em uma época onde a mais forte tendência é o digital.

Alguns erros são cometidos pela maioria das empresas e podem ser evitados. Veja os mais comuns e como evita-los:



Muitas vezes responder de forma sincera essas perguntinhas já resolvem metade dos problemas no planejamento.
O ideal é analisar a importância de cada rede no seu nicho de mercado, muitas vezes é melhor estar fortemente presente em 3 redes sociais do que em milhares e acabar se perdendo. E como tudo nessa vida tem prazo, nas redes sociais não é diferente escreva seu planejamento sempre com prazo determinado, isso ajuda a disciplinar o projeto.



Em tempos digitais é possível mensurar rapidamente um feedback negativo, algumas empresas já brigaram com consumidores nas redes sociais, o que fez com que mais pessoas se unissem contra a marca. Com sabedoria, é possível reverter a crise em uma oportunidade, como este assunto é sempre mais delicado ficamos divididos em dois "tópicos".

1- É sempre bom evitar o feedback negativo e para isso é necessário começar a observar o lado offline da empresa, um exemplo simples: Tenho um restaurante com uma culinária magnifica, mas o atendimento deixa a desejar. Isso gera feedback negativo dentro das mídias. Um problema que poderia ser evitado com um treinamento adequado na parte do atendimento.
2-Quando acontecem as reclamações é ideal resinificar: A pessoa que vai até sua pagina para fazer reclamação te dá de presente a possibilidade de mudança, ela está te ajudando a melhorar o seu negocio.
Antes você acreditava ter o melhor atendimento, mas agora você enxerga que existe um problema e tem o poder de transformar isso. Então é sempre importante ver o lado técnico da reclamação, e sempre responder com muita cautela e respeito, afinal quem está falando é o seu cliente.



As empresas devem mostrar que estão disponíveis para o atendimento sempre. Por isso, é importante ter um responsável para administrar todas as dúvidas da marca, tenha "jogo de cintura" e responda de forma clara e rápida.



Ao criar uma página nas redes sociais, a ideia mais clara que aparece é que será mais um canal para divulgar os produtos da empresa, certo? Errado! Mesmo sendo uma página corporativa, os produtos devem aparecer sutilmente e dentro de um contexto. Por isso, o ideal é criar histórias interessantes, que tenham é claro a ver com a empresa e que gere engajamento. Falar apenas dos produtos e serviços só vai cansar o público.


Talvez você goste

0 comentários