Como identificar as Fake news.

by - 11:00

As eleições passaram, mas o fantasma das Fake news infelizmente não, por este motivo criamos este post que é de utilidade pública e vai ajudar você, a ter todas as ferramentas necessárias para que identificar as nada inofensivas Fake news.

As notícias falsas (Fake News) ganharam uma intensidade gigante durante as eleições, fato que todos reconhecem, mas confesso que por aqui a gente acreditava que seria só uma fase, mas infelizmente não foi.
As Fake News estão presentes em todas as redes e é uma responsabilidade nossa ajudar você a não espalhar esse tipo de notícia que prejudica tanto e não agrega em nada.

A checagem de informações é padrão nos veículos de informação, mas com um volume tão grande de notícias falsas, acredito que precisamos nos habituar à este padrão de "checagem também".

Para te ajudar vamos listar fontes seguras para que você possa fazer a checagem, mas também dar uns "macetes" de como identificar, ou pelo menos suspeitar de uma notícia.

nilc-fakenews.herokuapp.com

É uma plataforma criada por pesquisadores da USP: Universidade de São Paulo e da UFSCar: Universidade de São Carlos. Diferente das agências de checagem de informação ela utiliza métodos linguísticos para descobrir se a noticia é fake, ou não e o mais legal dessa plataforma é que ela funciona hospedada á um bot do whatsapp.

projetocomprova.com.br
O projeto comprova é feito por jornalistas de 24 veículos diferentes e o mais interessantes é que eles fazem não fazem só análises de texto, mas também analisam imagens e vídeos com o objetivo de combater não só sites de noticia falsa, mas também conteúdos que são postados nas redes sociais.

E temos também a Agência Lupa, que é ligada ao Jornal Folha de São Paulo, e além de fazer as checagens ela tem um chat bot que você pode interagir e descobrir se a notícia é realmente verdadeira.


Bom, agora que já temos ferramentas é interessante também saber como identificar rapidamente uma possível notícia falsa.

A forma da escrita: Sim, ela é fundamental. Muitas notícias falsas que são veiculadas principalmente pelo whatsapp carregam uma forma de escrita muito peculiar, e muitas vezes tem erros de português, formatação, caixa alta e exagero.

Outra coisa que geralmente entrega as fake news é a fonte, isso acontece porque com a facilidade de criar sites e blogs qualquer pessoa pode ser um produtor de notícia e conteúdo, por isso devemos aumentar a cautela quando se tratam de sites, ou blogs desconhecidos. Na dúvida prefira sempre fontes de notícias já consolidados.

Muito obrigada por ler até aqui, caso você tenha mais dúvidas em relação a Fake News ou qualquer assunto, basta mandar um whatsapp para a agência no número +5511982179036

Esse é o primeiro passo para que todos nós possamos criar consciência da gravidade que é compartilhar uma notícia falsa, isso prejudica muito a vida de todos e se cada um de nós fizer a sua parte logo teremos um grande avanço no combate às Fake News.



Talvez você goste

0 comentários