STORYTELLING: As 10 melhores dicas para criar o seu
Para envolver o público é preciso saber comunicar bem, de forma clara e criativa. Foi nesse cenário que o storytelling conquistou a atenção na produção de conteúdos.
De forma simples e direta storytelling é a arte de contar histórias.

Contar uma história é uma forma de elaborar a descrição de um fato e fazer isso utilizando elementos chave, para comunicar uma perspectiva particular. Fazer isso de maneira consciente e estratégica transforma o storytelling em uma ferramenta de grande valor. Todas as pessoas e marcas contam histórias o tempo todo, mas muitas vezes existem pequenas falhas na comunicação que fazem com que a história não tenha o impacto desejado, por isso é importante saber contar suas histórias
Como você pode criar histórias que gerem valor? É sempre interessante você fazer inicialmente o levantamento das possíveis histórias que irá contar e na sequencia realizar uma curadoria para entender quais histórias tem mais potencial de impactar o seu público.
Para te ajudar separamos algumas dicas que podem te ajudar a construir seu storytelling
Para te ajudar separamos algumas dicas que podem te ajudar a construir seu storytelling
1 - Briefing
- Crie um rápido resumo do seu storytelling e deixe claro qual será a história contada.
2- Qual impacto eu desejo gerar criando minhas histórias?
- Você pode escrever como você gostaria que o público se sentisse ao entrar em contato com a sua história.
- E também colocar no papel: De que forma eu desejo ser visto pelo público.Pensar nestes detalhes podem te ajudar a definir partes da história que será contada.
3- Para qual público estou falando?
- Anote palavras que sejam utilizadas por este público para que você possa analisar se sua comunicação está alinhada.
4- Defina os personagens
- Quem são os personagens da minha história?
5- Qual será o clímax do seu texto?
- O clímax em uma narrativa é aquele ponto de momento crítico onde torna o desfecho é inevitável. É importantíssimo pensar no clímax da história, porque ele costuma causar um mix de emoções no público.
- Muitas vezes a gente se incomoda de ver que a nossa história parece estar curta, mas você precisa entender que o importante é a mensagem. Por isso, o mais importante aqui é focar no que realmente importa, ou seja, o storytelling. É muito melhor uma história curta do que uma gigante cheia de desespero e cansaço.
7- Ação Positiva
- De que forma a sua história pode gerar uma ação positiva.
- Seja uma foto, um vídeo ou ilustração o conteúdo visual comunica tanto quanto a mensagem escrita, ou falada e pensar nessa etapa pode muitas vezes definir o sucesso do seu storytelling.
9- Tenha um começo, meio e fim
- Pense que o começo é a introdução da sua história
o meio o desenvolvimento e o fim é o desfecho, com uma pitada de surpresa.
10- Falar com verdade e convicção
- Muito mais do que criar uma história bonita e emocionante, você deve apresentar verdade em tudo o que você está contando, acreditar em cada palavra contada e ter convicção na sua história.
Isso passa credibilidade e tem um fator emocional extremamente relevante.
*Uma dica legal é que você pode escrever estes elementos no seu briefing para que você possa conduzir a sua história para o caminho desejado.
Aplique já:
Você pode utilizar a técnica de diversas formas na produção do seu conteúdo. Faça esse exercício hoje e não se esqueça de pensar sempre: -De que forma eu gostaria de ser visto pelo meu público?
0 comentários