O Segredo da jornada do Herói na produção de conteúdo

Por - 12:36

 

Freepik



De repente um boom na jornada do herói e em seus resultados milagrosos.  Antes de dar continuidade eu gostaria de alertar que utilizar a jornada do herói é sim eficaz dentro da produção de conteúdo, mas seus resultados não dependem somente disso.

O conceito de narralogia da jornada do herói, ou monomito surgiu com o antropólogo Joseph Campbell em 1949 com o livro o herói das mil faces (The Hero with a Thousand Faces) e que posteriormente deu base para Christopher Vogler escrever os 12 Estágios da Jornada do Herói — “The Writer’s Journey”.

O que faz a jornada tão interessante, dentro da criação de conteúdo é a possibilidade de criar uma narrativa fluida, utilizando os 12 passos da jornada do herói, mas ela deve e pode ser usada somente como parte e apoio da estratégia e não fonte principal de produção de conteúdo.

Uma das grandes vantagens de utilizar a jornada do herói é te ajudar no processo de contar sua própria história, seja da empresa ou até mesmo a sua história.

Nesse ponto essa técnica é extremamente poderosa por permitir que você crie sua narrativa de uma forma que o público se sinta preso e intrigado em relação a história contada. Por ser tão eficaz nesse sentido ela acabou sendo aplicada nas mais diversas áreas, como por exemplo na construção dos filmes, como o icônico Star Wars. 

  • 3 características que podem atrapalhar o sucesso do seu conteúdo utilizando a jornada do herói

Mas utilizar essa técnica não é garantia de sucesso, porque existem outras variantes dentro do contexto de produção e marketing de conteúdo que poucos alertam como por exemplo:

  1.  A escrita: 
    Se ela não for boa e concisa, dificultará a percepção da história contada.

  2.  O público alvo:
    Dependendo do seu público o vocabulário será diferente e isso deve sempre ser contemplado em uma produção de conteúdo.

  3. Consistência:
    Se você não tiver consistência na sua produção de conteúdo é bem possível que ele engaje pouco, mesmo que bem escrito e seguindo todas as diretrizes.
    Produzir conteúdo é uma construção e manter a consistência ajuda muito a manter o público ali vidrado em tudo o que você produz para sua marca.

Aqui deixo um gráfico para te ajudar a entender como é a construção da sua narrativa utilizando a jornada do Herói.

Fonte: Medium Oorganismo



E por fim uma dica de leitura e a trilha: #DuoMktConteúdo para você entender ainda mais como produzir conteúdos eficazes.

Talvez você goste

0 comentários