Como fazer marketing em uma pequena empresa

by - 16:28


As pequenas empresas tem grandes oportunidades com o marketing, mas a maior parte das estratégias de grandes empresas dispõe de grandes investimentos.

Hoje nós vamos te dar dicas simples e acessíveis de como começar o seu planejamento utilizando como recurso principal o seu tempo.




Defina metas


Antes de começar a desenvolver sua estratégia de marketing digital, busque definir as suas metas.

Elas seguirão como um guia para que você possa concentrar os seus esforços no que realmente importa neste momento inicial.
Algo legal de ser feito para uma definição das metas mais segura é analisar os pontos fortes e fracos do seu negócio no momento atual utilizando a análise S.W.O.T isso irá te ajudar a entender qual ponto da empresa precisa de mais atenção, assim sua definição de meta será muito mais assertiva.

Planeje-se

Crie uma base de tarefas e calcule o tempo que você acredita que cada tarefa irá levar. Em seguida, coloque nos custos fixos quanto você irá investir em anúncios para que possa otimizar o alcance da sua estratégia.

Construa a sua base de dados


As redes sociais podem mudar e podem até surgir novas redes do momento,  mas uma lista de e-mails será sempre um ponto de encontro eficiente com o seu público.
Por isso estratégias de captação de leads são essenciais independente do momento atual da empresa.

Para você começar a trilhar os caminhos do e-mail marketing você pode começar utilizando o Mailchimp que é uma versão grátis da ferramenta.
E atenção: Independente do seu segmento, você pode utilizar o e-mail marketing dentro do seu negócio. O importante no primeiro momento é você estar por dentro do comportamento de consumo de conteúdo, nos interesses para que possa criar uma estratégia consistente.
Por exemplo: Se você é uma padaria, você pode criar conteúdos com as principais receitas, criar enquetes para lançamentos de produtos, ou até mesmo criar uma newsletter com ofertas e descontos.
Mas sempre pesquise o público antes de preparar a  estratégia, para que ela realmente funcione.

Use o seu conhecimento para criação de conteúdos

Para atrair um público interessado online é primordial que você crie conteúdos de qualidade, para isso crie listas de assuntos que você domina e que façam parte do seu negócio, claro. Aqui a sua expertise no seu segmento sera essencial. Use o Google trends para descobrir quais assuntos o seu público mais se interessa e assim alinhar o seu conhecimento com os interesses do público.

Para te ajudar a criar designs mais profissionais você pode utilizar o canva além de ter praticamente todos os formatos e modelos ele conta com uma com designs gratuitos.
Ter cuidado com cada detalhe da produção de conteúdo e entregar um pedaço da experiência da sua empresa para o público, traz muito valor agregado e gera empatia com o seu negócio. Por isso neste momento se apegue também a sua forma de comunicação, ela pode ser um fator determinante e se tornar um dos seus maiores diferenciais dentro do seu mercado de atuação.

Coloque o seu negócio no Google

Quando precisamos de algo, logo procuramos no Google. Não é mesmo?
Por isso é importante ser uma marca presente e atuante dentro do Google. Recentemente eles lançaram uma versão mais aprimorada do Google meu negócio. Neste novo formato você tem a possibilidade de compartilhar publicações, fotos, colocar link de agendamento e analisar o numero de visitas e buscas. É uma ferramenta simples, fácil e grátis.

Promova as suas publicações


Para que você possa vender mais é preciso que você aumente a sua visibilidade e a forma mais tradicional é promovendo as publicações dentro das plataformas de anúncios que podem ser do próprio Google, Facebook, Instagram (que é integrado ao Facebook), Twitter ou do Linkedin. A escolha da melhor plataforma depende muito do seu público e também do recurso separado para o investimento. 

Para que você possa entender melhor porque é importante a promoção do conteúdo colocamos abaixo um grafico do funil de vendas.
Você pode clicar aqui para você entender detalhadamente como funciona o funil de vendas.


Interaja nas redes sociais


Nós humanos somos seres sociáveis e gostamos de nos comunicar, é por isso que o ambiente digital se popularizou e se consolidou de maneira rápida.
Tendo essa informação como base, podemos entender que o ato comunicativo é de extrema importância, portanto é eficiente e relevante que haja interação dentro do ambiente digital. Isso vai fazer com que você se torne mais próximo do seu público.



Tenha uma estratégia de networking

Network?? Sim e com certeza. Por aqui sempre frisamos que o conjunto da obra é extremamente relevante, por isso buscamos sempre destacar a importância de uma rede de networking viva e crescente.

Para te ajudar nisso, pegue sua lista de metas e objetivos leia, reflita e busque pessoas dentro da sua rede de contatos que possam colaborar com as suas metas e objetivos.
Deixe estes nomes listados e claros para você e crie uma rotina de contato com elas, seja marcando um cafézinho, ou enviando uma mensagem de whatsapp.

Tenha claro para você que conversar. conhecer e se conectar com pessoas vai ajudar muito em todo esse processo.

Depois conta pra gente quais resultados você obteve, nós vamos adorar saber.

Talvez você goste

0 comentários