Descubra se você tem: FOMO, FOBO e JOBO

by - 19:34

FOMO, FOBO e JOBO: Como isso vem afetando o seu público


Compreender as características mais singulares do público é uma parte extremamente importante para que você possa entender o cenário atual em que sua marca está inserida.
Ao compreender o que estes termos representam você poderá analisar e entender muito melhor o comportamento digital de cada tipo de consumidor.

O fenômeno psicológico FOMO foi descrito pela primeira vez em 2000 pelo estrategista de marketing norte-americano Dan Herman. E nos últimos tempos foi ganhando ainda mais visibilidade graças as redes sociais e toda mudança comportamental que com elas foram se moldando e muitas vezes alcançando índices assustadores, pelos anseios mais elevados principalmente do pertencimento.

Com a evolução do fenômeno social digital, surgiram outros aspectos comportamentais como FOBO e JOMO e abaixo descrevemos como se comportam cada um deles.

  • FOMO: “fear of missing out” – Um medo misturado a uma ansiedade causada pela sensação de que sempre há alguma coisa acontecendo em algum lugar e que você está de fora. Podemos analisar isso observando os virais da internet. O medo de estar de fora, ou de não estar "na onda do momento" gera uma enorme necessidade de pertencer e de se sentir incluído no momento.  
  • FOBO: “fear of a better option” – Causa uma incerteza constante , uma dificuldade em tomar decisões, já que, sempre parece existir uma opção melhor a ser escolhida. Podemos fazer uma alusão as tendências estratégicas que parecem consumir a mente e os corações dos gestores, a cada momento uma "técnica" nova aparece e muitas vezes faz a parte estratégica mudar de uma hora para outra porque sempre parece sempre existir uma opção melhor.
  • JOMO: “joy of missing out” –  De certa forma é o oposto do FOMO, pois prega o prazer e a felicidade em não compartilhar todos os momentos nas redes sociais e em não estar o tempo todo conectado as redes sociais.

Trilhando este mesmo caminho estão as redes sociais e suas mudanças de algorítimo que tornam cada vez mais difícil impactar com conteúdos que não apresentam uma relevância significativa para o individuo.
Nós vivenciamos que muitos tendem a reclamar dessa mudança, mas o mais importante é dentro de todo esse contexto é compreender a mudança de comportamento do consumidor para que possam ser criadas estratégias para alcançar e comunicar da melhor forma possível cada consumidor.

Ao entender estes termos você poderá analisar a sua comunicação com o público e mensurar se de fato está respondendo as mudanças de comportamento do consumidor. Vale lembrar que este conhecimento vai ajudar você independente do seu segmento de atuação.


Fonte: Harvard Business
Fomo Sapiens


Talvez você goste

0 comentários