Marketing de relacionamento é realmente importante?

by - 18:38



O Que é?


O marketing de relacionamento começa muito antes da compra de um serviço, ou produto.
Para explicar de maneira simples, é através dessa relação estabelecida e mapeada nos pontos de contato com o público, que é iniciado o marketing de relacionamento.
É por meio dele que podemos definir e englobar estratégias de construção de relacionamento com o público, disseminando a marca, formando defensores da marca e também desenvolvendo autoridade.

Ele começa no primeiro momento em que o público entra em contato com a sua marca, seja por uma menção informal, por um post nas redes sociais ou por uma pesquisa no Google.
Ter isso mapeado e com uma comunicação bem definida é um dos fatores que tornará a pessoa interessada na sua marca, mesmo que em um primeiro momento não exista a compra efetiva o público está lá, presente e fiel.



Como aplicar?


Há inúmeras formas de fazer isso, uma dica importante é você analisar os seus recursos para entender qual a melhor forma de desenvolver o marketing de relacionamento dentro da sua organização.
A parte boa é que a internet e as redes sociais são aliados essenciais para o desenvolvimento estratégico, mesmo que você tenha poucos recursos.

O primeiro passo é ter uma boa base de dados:
Para isso você precisa entender qual é o seu público, construindo as personas e fazendo uma análise de comportamento do segmento.

Entender e mapear os pontos de contato:

Onde o seu cliente está? Em qual rede? Você se comunica com ele através de que canal?
Através da compreensão e mapeamento desses pontos de contato com o público você irá conseguir compreender como irá criar os conteúdos e manter contato direto com o público, por exemplo.
As próximas dicas falam de alguns pontos de contato muito relevantes e efetivos dentro das estratégias.

Utilizando o e-mail marketing para o relacionamento:

Vale começar que não estamos falando de SPAM! Manter um bom e saudável relacionamento através dos e-mails se trata de entender com qual frequência falaremos com o nosso público.
Com ele você tem vantagens de:
  • Manter um contato frequente e próximo;
  • Parabenizá-lo em datas importantes;
  • Oferecer conteúdos ricos e relevantes;
  • Oferecer promoções especiais e personalizadas;

Redes sociais na estratégia de marketing de relacionamento:

Que as redes sociais tem um forte poder no marketing de relacionamentos todos nós sabemos, não é mesmo?
É fato que elas aproximam o público da marca, mas o mais importante é saber como utilizar dentro do seu segmento.
Algo que é muito comum é uma marca migrar para as principais redes sociais, mas sempre defendemos que antes de qualquer coisa é importante entender em quais redes o seu público está presente, em muitos casos uma estratégia de Linkedin é muito mais efetiva, que no Facebook, por exemplo. O que não limita o uso das principais redes sociais, mas deixa a parte estratégica muito mais refinada.

Marketing de relacionamento é também fonte de pesquisa: 

Assim que tiver uma base mais sólida, o seu público também se torna seu aliado (muitas vezes o principal aliado) nas pesquisas, seja para implementação de novos produtos, ou para criação de conteúdos.
Manter o público interessado e fiel te ajuda na construção e direção da marca.


Estes são alguns insights para você começar a olhar para o seu marketing de relacionamento.
Ele é um investimento.


 

Talvez você goste

0 comentários