5 EXEMPLOS DE COMUNIDADES MARCAS ON-LINE BRILHANTES

by - 22:28

Fonte free pik

Uma das coisas mais geniais das comunidades de marca - quando bem feitas - é que elas criam uma experiência participativa para o cliente. Em vez de projetar a necessidade de seu produto ou serviço. É desenvolvido um conteúdo direcionado ao valor da marca para o cliente perpetuando o relacionamento 'nós-eles', você começa a dissolver limites e formar uma experiência 'nós' - através de uma comunidade. 
Você está abrindo a porta, acolhendo-os para tomar um café, convidando comentários e fornecendo um espaço para interagir com pessoas que estão interessadas.
Com uma visão não filtrada do cliente, para fins de pesquisa de mercado e a fidelidade do cliente, as comunidades de marca on-line têm muitos benefícios em potencial:
  • Custos reduzidos de suporte ao cliente - 49% das empresas com comunidades online relatam economias de 10% a 25% ao ano.
  • Aumentou a exposição e a credibilidade da marca, facilitando a venda sem que precise fazer a venda propriamente dita.
  • 67% das empresas usam suas comunidades para obter informações sobre novos produtos, serviços e recursos e isso funciona muito bem como um setor colaborativo de inovação.
  • Maior envolvimento e melhor retenção de clientes .
  • Um canal através do qual apresentar produtos e serviços antes do lançamento oficial e ter os primeiros feedbacks de um público fiel e interessado.
Com comunidades interativas, as marcas têm a oportunidade de realmente ouvir o cliente. Eles podem usar o que aprendem para ajudar a desenvolver a próxima estratégia de marketing focada ou até o próximo produto. Em uma época em que o marketing está se tornando cada vez mais centrado no cliente , as comunidades online são apenas a evolução do site comercial padrão, com conteúdo de blog, páginas de destino e comércio eletrônico.
Aqui estão exemplos inspiradores de comunidades de marcas on-line que se tornaram ambientes interativos prósperos no mundo digital.

Sephora Beauty Talk e Conselho de Beleza

A Sephora faz um trabalho incrível para ajudar os clientes a se sentirem conectados à sua comunidade on-line, o Beauty Talk - um fórum enorme e bem organizado, onde os usuários podem fazer perguntas, compartilhar idéias e resolver seus problemas de beleza por outros entusiastas. O Conselho de Beleza oferece outra maneira de se envolver com os produtos e a comunidade. Os usuários enviam fotos de si mesmos usando produtos Sephora. As fotos são vinculadas à página do produto com todos os itens usados.






Fonte: Sephora

Crie movimento, Fale de você sem vender! Os clientes se tornam embaixadores instantâneos da marca, inspirando outros a usar os produtos. Enquanto isso, a Sephora nunca teve que levantar um dedo, tudo o que eles fizeram foi criar a plataforma para os clientes compartilharem. E a equipe de marketing da marca pode usar o fórum para descobrir em quais produtos os clientes estão interessados ​​e quais são seus pontos negativos. Eles também podem responder a problemas de atendimento ao cliente, colocando muito do seu relacionamento com o cliente em um canal.

Ideias Lego

O que poderia ser mais atraente para um entusiasta da Lego do que ter sua ideia de design nas prateleiras - e receber uma porcentagem das vendas do produto? Com o Lego Ideas , quem gosta de Lego, de 5 a 95 anos, pode conferir propostas, votar em seus favoritos, deixar comentários e enviar suas próprias idéias. Os mais populares vão ao mercado.
Essa comunidade on-line não oferece apenas dados fantásticos de mercado para a marca, mas também ajuda a manter as pessoas interessadas em concursos em andamento.

Medicamentos tradicionais

Esta marca de chá de ervas oferece aos entusiastas do bem-estar um espaço on-line para todos os chás com o Plant Power Journal . Os usuários podem procurar idéias de DIY, receitas, histórias sobre ervas e aprender sobre as comunidades onde as ervas para os chás da marca são cultivadas. Embora não haja um fórum on-line, o site foi projetado para apresentar as avaliações do chá e incentivar o feedback on-line, que todos podem ver. Isso facilita para os clientes ver o que as outras pessoas pensam sobre seus produtos, criando essa prova social muito importante.

Minha ideia da Starbucks

A Starbucks oferece um fórum para os entusiastas do café compartilharem e discutirem suas idéias através do My Starbucks Idea. Assim como acontece com as Lego Ideas, o apelo aqui é que você pode examinar as idéias de outras pessoas, adicionar seus próprios dois centavos por meio de uma votação e compartilhar seus comentários. Esse tipo de ambiente faz com que o cliente se sinta valorizado - porque é. A marca faz um bom trabalho em cultivar esse sentimento, destacando quais idéias dos clientes estão sendo postas em ação.

A Starbucks pode então usar este fórum on-line para saber o que os clientes querem, como suas preferências mudam e o que os motiva mais. Esse insight ajudou essa empresa de bebidas quentes a permanecer relevante por tanto tempo.

Embaixadores do Xbox

Este é um exemplo de uma comunidade de marca avançada. Funciona para o Xbox porque é uma marca (e um setor) que tende a ter clientes muito mais que o entusiasta comum. Para quem, a marca, claro, já tem um fórum .
Essas pessoas são devotas. Ninguém pode ser um embaixador do Xbox. Esses indivíduos precisam ter um Gamescore mínimo e uma assinatura Xbox Live Gold ativa. Os embaixadores fornecem uma enorme rede de suporte para os jogadores e para a marca - oferecendo suporte nos fóruns oficiais do Xbox, hospedando shows do Twitch, criando vídeos do YouTube e fornecendo comentários sobre o produto. Em troca, os embaixadores são recompensados ​​com jogos, mercadorias de marca e outras vantagens que atraem especificamente os jogadores mais exigentes.

Crescimento da Comunidade Online

Comunidades de marca on-line impulsionam vendas e engajamento, ponto final. E de uma forma saudável - 80% dos consumidores - diz que é a autenticidade que os motiva a seguir uma marca, de acordo com Potion. Embora a construção de uma comunidade interativa exija muito esforço inicial, uma vez implementada, como você pode ver nesses exemplos, ela oferece uma mina de ouro de oportunidades para as equipes de marketing.
O truque é que, como em todas as estratégias de marketing on-line, não existe uma abordagem única para todos. Algumas indústrias são ideais para fóruns, enquanto para outras, as empresas são forçadas a encontrar diferentes maneiras criativas de inspirar o envolvimento do consumidor.
À medida que mais marcas dominam as comunidades online e desfrutam dos benefícios das idéias e lealdade dos clientes, o mundo virtual certamente verá muitas outras comunidades online se desenvolverem. Hoje, seu site pode servir como a vitrine da sua marca - mas pode ser mais como uma cidade movimentada, com idéias, conselhos e suporte sendo distribuídos entre todos. Um local em que novos clientes em potencial podem ser pegos pela mão e percorridos o funil de vendas por entusiastas e onde os representantes dos clientes interagem com os compradores, tudo por um canal. Talvez seja hora de começar a pensar maior.

Você está interessado em construir sua própria comunidade e ativar os líderes de pensamento dentro de sua empresa hoje? Vamos falar sobre como podemos te ajudar.


Você também pode acessar o nosso site para entrar em contato.





Fonte: Michael Brenner Tradução livre 

Talvez você goste

0 comentários