COMO VOCÊ COLOCA O PROPÓSITO DA SUA MARCA EM PRATICA?

by - 06:54



fonte stories gogle

Colocar o propósito da sua marca em ação é muito mais profundo do que apenas ter essa definição engavetada, ou flutuando na cabeça dos gestores da empresa.
Definir o propósito de uma marca é apenas o começo existe muito trabalho posterior para que o propósito seja colocado de fato em ação.

 Analisar cada ação da marca


Muitas vezes pode parecer confuso e complexo, mas essa etapa de análise é essencial para que se crie um alinhamento que permita que o propósito de marca seja coerênte com cada ação.
Por exemplo: Escolher a ONG que a empresa irá apoiar, vai muito além da simpatia. Deve ser feita uma análise profunda para entender se os propósitos estão alinhados, se a ONG em questão tem a "bandeira que a marca ergue".

Outro exemplo é a organização de uma confraternização: Em um primeiro olhar parece muito simples não é? Mas os pequenos detalhes são relevantes o exercício do propósito está até na festa da firma.


Um exercício interessante para analisar se cada ação tem realmente a cara da empresa é ter um questionário pronto, ou um check list da marca para que você possa ter certeza que o propósito está de fato sendo colocado em prática.

Essa análise deve ser encarada como uma rotina, porque precisa ser feita em todos os processos e todas as ações, desde a forma de contratação até o envio do produto ou serviço da marca. 


Autenticidade


Autenticidade e coerência são moedas de alto valor e indispensáveis no cenário atual em que fenômenos sociais têm levado consumidores a exigirem das marcas posições mais claras sobre assuntos como diversidade, gênero. São posições que ficam de certa forma mais fáceis de serem definidas dentro da marca quando toda a construção do branding está " em dia"


Mensuração

Um grande desafio que empresas estão enfrentando é o de medir o nível de engajamento dos colaboradores e das ações com o propósito da empresa. Por se tratar de uma nova prática, indicadores próprios de propósito e metodologias de mensuração específicas deverão ser desenvolvidos, claro que tudo isso fica muito mais prático quando se tem um acompanhamento especializado, mas um caminho inicial é incorporar questões relacionadas ao propósito a pesquisas que já são realizadas dentro da empresa, como a pesquisa de engajamento. 

É sempre bom lembrar que cada aspecto deve ser trabalhando de forma alinhada dentro de todas as ações para que o objetivo seja alcançado e para que a marca possa aumentar seu impacto.


Assine nossa lista aqui.

Talvez você goste

0 comentários