Branding com essência e estratégia

Por - 18:13

Fonte freepik



Nós costumamos a dizer com frequência que gostamos de tratar as marcas como pessoas. Existe uma explicação para isso. Nós enquanto pessoas nos conectamos com outras pessoas por fatores emocionais, sociais e de auto-expressão. Trazer características que englobem esses critérios, faz com que as marcas se conectem com o público.

Essa conexão é estabelecida através da comunicação nos quais os pontos de contato, como as redes sociais, por exemplo podem ser utilizados para dar vida a estes fatores.


Todas as marcas têm um desejo em comum: Serem amadas. Mas isso só pode ser alcançado quando existem fatores que suportem essa humanização das marcas, isso quer dizer que não basta a marca achar que tem um coração. É preciso existir de verdade e isso é construído “tijolo por tijolo” com o direcionamento certo e com ações reais que representam os valores o posicionamento e o DNA da marca. Nos últimos tempos, temos visto com uma certa frequência escorregões de marcas nesse quesito, descuidos que mostram um DNA por vezes racista, sexista ou com posicionamentos desumanos. A resposta do público em relação a esses “deslizes” é avassaladora e rápida, graças ao ambiente digital, mostrando que um dos grandes desafios das marcas é mostrar sua essência com verdade, como disse Charlotte Beers, “Você não pode conquistar o coração dos clientes, a menos que tenha um coração.”


Por essas e outras que o trabalho de branding (gestão de marcas) é um processo contínuo. E graças ao incansável trabalho de marca é possível traduzir estes e outros fatores, que englobam o universo do brand,  aplicando valores que são realmente suportados pela marca. Quando digo ‘suportados’ quero dizer que, não adianta encher os valores da marca com propostas bonitas no papel se elas não forem de fato aplicadas, mas isso é assunto complexo e acredito que possamos aprofundar mais em outra postagem. O fato é que em matéria de alcançar o coração do público, quem faz pacientemente a ‘lição de casa’ das marcas alcança o coração conquistando verdadeiros advogados da marca.



Gostou desse conteúdo? Então compartilhe para ajudar a nossa comunidade :)

Conteúdo da trilha #DUObranding. É possível acessar a trilha aqui no blog ou nas redes sociais.

Talvez você goste

0 comentários