Como o branding pode ajudar as empresas

Por - 19:21



Antes de qualquer coisa, toda empresa já possui um brand (marca) independente dela trabalhar essa marca com consciência e estratégia. 
Quando falamos de branding (gestão de marcas) um fato que se tornou muito consolidado no mercado é que as empresas que trabalham o seu brand têm maiores chances de sucesso. E isso não se trata de achismo, essa é uma resolução que você pode encontrar nas pesquisas de marca, como por exemplo os lançamentos anuais sobre brand equity, que você pode acessar aqui, caso queira estar por dentro disso.

Quando tratamos do brand equity estamos falando do valor monetário da marca e este cálculo leva em consideração diversos fatores, entre eles investimentos de marketing e o quanto as pessoas são fieis à marca. Isso quer dizer que, uma marca que trabalha estrategicamente o seu brand e têm esse modelo muito bem definido dentro da sua empresa faz com que essa empresa possa se tornar muito mais valiosa. É por isso que quando falamos: - Quando o  branding é trabalhado dentro da empresa você traz a marca uma chance de vida longa e duradoura. Além de ter a possibilidade de colocá-la ao lado de grandes players do mercado. Dentro deste contexto podemos afirmar que o branding ajuda a sua empresa a conseguir melhores investidores, por exemplo. Porque ela ajuda a compreender o potencial da marca, e para o caso dos investidores, o potencial do investimento.

Saindo um pouco da esfera de investimento o branding também te ajuda a melhorar a percepção da sua marca e a diferenciá-la no mercado.
Isso acontece por diversos fatores mas hoje vamos evidenciar para  maior destaque alguns pontos de extrema relevância, pontos que muitas vezes não são facilmente percebidos pelos empresários, mas quando se define bem uma marca e sua proposta de valor, torna mais fácil comunicar  de fato quem é a empresa. Dentro dessa concepção de definição, existem os trabalhos que envolvem as cores da marca, as fontes, o tom de voz, que são extremamente importantes para fortalecer a proposta de valor, que depende exclusivamente da proposta de cada marca.
Estes são alguns aspectos dentro de inúmeros outros que envolvem o trabalho do branding. Uma outra característica que acreditamos, baseados nas evidências de mercado que serão cada vez mais relevantes é a proposta de valor da marca. A famosa "missão, visão e valores", com uma atenção muito melhor elaborada e trabalhada, com propostas mais reais e profundas dos valores, para que sejam mais do que palavras bonitas e que refiram realmente trazendo embasamento em ações reais para que suportem estes valores.

Além de todas essas evidências, ter um branding bem definido e vivido dentro das empresas também ajuda a retenção de talentos. Na verdade o branding ajuda desde a contratação. Aquele antigo sofrimento de " não consigo encontrar pessoas que se encaixem dentro dos cargos" passa a ser muito menor e em alguns casos quase inexistente . Isso por que o trabalho de gestão de marca (branding) ajuda a evidenciar o quão incrível é trabalhar dentro da sua empresa e tudo o que isso significa. O sonho de infinitos profissionais de trabalhar em empresas como Google, Aplle, só traz mais força para esse conceito. Que começa na proposta de valor, por sua vez, muito bem implementada e sustentada. É claro que esse universo é bastante complexo para caber em um parágrafo, mas o que cabe dizer, é que em todas as definições profundas da marca, são criadas diversas ações dentro das empresas que sustentem toda essa definição e tudo isso é feito de forma personalizada,  porque assim comocada marca é única seja ela corporativa ou pessoal. E ter esse trabalho de branding bem consolidado ajuda não só a diferenciar a marca no mercado,  mas torna a empresa realmente única  o que também dificulta as copias, porque podem até copiar algumas ações e algumas características da marca, mas a essência é uma história impossível de ser copiada.


Estes são pequenos pontos do branding que ajudam as empresas, colocamos aqui algumas características que ajudam a ter essa percepção saindo um pouco do óbvio na maioria das evidências, para que você possa começar a entender que o branding é a chance de uma vida longa e duradoura para a sua marca.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e ajude nossa comunidade :)

Esse conteúdo faz parte da trilha #DUObranding.




Talvez você goste

0 comentários