Quais são os programas que suportam os valores da sua marca?

Por - 11:43

 



O mercado evolui constantemente e a percepção do público também. 

Dentro disso uma característica que 
ainda costuma ser muito negligenciada pelas marcas são os seus próprios valores.
Infelizmente ainda notamos muitas empresas que definem valores apenas para poder colocar em seus sites, ou para "cumprir essa etapa", mas o jogo virou.

Os valores das marcas têm conquistado uma importância gigante dentro da percepção da marca, e acredite muitas corporações ainda nem notaram isso. 
Essa relevância já vinha crescendo e ficou muito mais evidente e acelerada durante o pico do período pandêmico da COVID-19  que acabou revelando valores de inúmeras marcas e o público respondeu rapidamente a isso. E claro, nem sempre de forma positiva.


Toda essa evolução no cenário se transformou em grandes oportunidades para as empresas que estavam preparadas, com um incansável trabalho de gestão de marca e focadas no constante processo de evolução das mesmas.
Em contra partida, esse fenômeno se tornou um enorme fracasso para as marcas que tinham seus valores apenas "no papel", em suas propagandas e ações de marketing, mas que na prática apresentavam valores e discursos extremamente contraditórios e muitas vezes virando piada online. Isso tudo fortalece ainda mais a importância de ter ações e discursos coerentes. O teto não é mais de vidro, ele é de cristal. E basta uma batida pequena para ela se quebrar e colocar em cheque tudo o que vinha sendo construído.
E isso têm se tornado um divisor de mercado para toda as marcas e isso independe do seu porte.

A definição dos valores de uma marca pode ser feita junto ao processo de branding, que é a construção da marca. Isso inclusive é o mais desejável, mesmo que nem sempre seja possível seguir essa linha, mas elencar quais são os valores da marca através do processo de branding torna esses valores muito melhor definidos, suportados e coerentes e isso vamos discutir abaixo.

De forma resumida definir os valores de uma marca vão além de colocar palavras bonitas no site, como mencionamos no começo desse artigo. O valores também servem como suporte para definir o posicionamento da marca, que é um fator essencial para diferenciação das marcas na mente do público. E ajudam também a criar um relacionamento com o público muito mais forte, porque as pessoas passam a se identificar enxergando muitas vezes até seus próprios valores na marca. Essa é uma pequena mostra de todos os benefícios da definição de marca, com suporte.
A definição dos valores de uma marca requerem uma análise profunda de tudo o que é praticado dentro da empresa, o que  inclui pesquisa com os colaboradores, clientes e diretores da corporação, isso ajuda a trazer valores reais e torna menos difícil a aceitação e a crença de que tudo o que está sendo evidenciado é real e genuíno. 

E como mencionado, não é só de valores bem definidos e pensados se faz a coerência desse aspecto tão relevante dentro das marcas.
Para que ele ganhe "legitimidade" e seja de fato, percebido da forma almejada pelo público, é preciso criar propostas que suportem os valores.
Isso significa criar ações que possam validar os valores elencados e definidos pela marca.
Isso garante mais consistência de valor e uma percepção muito mais ampla e profunda do público a respeito de tudo o que a sua marca diz acreditar e evidencia em suas estratégias de marketing como valores.

Em suma, não basta dizer, é preciso provar e comprovar constantemente aquilo que as marcas pregam e isso, para mim, entre tudo o que eu vejo de perto e também analiso em relação ao mercado está no topo dos fatores mais mais importantes para uma marca no momento atual.





Talvez você goste

0 comentários